A Escola de Capoeira Angola Resistência convida para mais uma vivência do Ciclo de Formações Culturais - "Fortalecendo Raízes" !!!
Desta vez, teremos o prazer de oferecer uma oficina com Mestre Léo Lopes!Sobre o Mestre: Léo Lopes tem 48 anos, dos quais 28 dedicados a preservação e difusão da Capoeira Angola, sendo reconhecido Mestre por seu Mestre Topete, em 14 de setembro de 2024. Em suas atividades artísticas e educativas compartilha com crianças, adolescentes, adultos e idosos os saberes à ele legados como fonte de fortalecimento e transformação social comunitária. Militante dos movimentos sociais de Cultura Popular há 32 anos, Mestre Léo inicia sua trajetória de participação e protagonismo em processos de mobilização cultural em 1993, colaborando para a criação de espaços, coletivos e movimentos culturais populares nos municípios de Hortolândia e Campinas/SP. É membro co fundador da Escola de Capoeira Angola Resistência, além de ter sido integrante do Grupo de Capoeira Angola Semente do Jogo de Angola e do Centro Esportivo de Capoeira Angola - Academia de João Pequeno de Pastinha. Foi idealizador e articulador de diversos grupos culturais e políticos como Espaço Cultural Dona Tina, Grupo de Estudos e Ações de Enfrentamento à Violências Sexuais Contra Crianças e Adolescentes, Livre Associação de Poetas Marginais entre outros.
Profissionalmente atua nas politicas públicas de Cultura, Assistência Social e Educação desde 2007, exercendo os papéis de Agente Cultural, Educador Social, Arte Educador e Coordenador Pedagógico. Com larga experiência na Assistência Social, atuou em serviços das Proteções Sociais Básica e de Média Complexidade, desenvolvendo projetos culturais de atenção especial junto a crianças, adolescentes, jovens & famílias em Situação de Rua, Vitimas de Abuso e Exploração Sexual e Trabalho Infantil.