HISTÓRICO

A Escola de Capoeira Angola Resistência tem suas raízes no Centro Esportivo de Capoeira Angola, criado em 23 de fevereiro de 1941 na cidade de Salvador/BA, sob a liderança do Mestre Pastinha, um dos maiores responsáveis pelo reconhecimento, preservação e instituição de um modelo de organização da capoeira. Com o seu falecimento em 1981, seu aluno João Pereira dos Santos deu continuidade ao trabalho com a Academia de João Pequeno de Pastinha – Centro Esportivo de Capoeira Angola.

Em 1987, Mestre Topete ingressa no primeiro núcleo de raízes do CECA no Estado de São Paulo na cidade de Indaiatuba. Em 1989, Contra-Mestre Topete se integra a este núcleo, vindo posteriormente a estabelecer outros núcleos do trabalho de seu Mestre nas cidades de Sumaré, Hortolândia e Campinas. Em 22 de novembro de 2013, é formado à Mestre, por Mestre Bahia, durante o 4º Encontro Cultural de Capoeira Angola.

Desde 14 de maio de 2004, Mestre se faz presente com seu trabalho, no qual recebeu apoio de João Nunes da Costa, presidente da ACCAMP. Em 05 de dezembro de 2013, após quase 10 anos com seu trabalho no Terminal Central de Campinas, é contemplado com um novo espaço, que será liberado após as reformas de revitalização do antigo CEASINHA (Central).

NÚCLEO DE ESTUDOS CULTURAIS

O Núcleo de Estudos Culturais representa uma extensão das atividades desenvolvidas pela Escola de Capoeira Angola Resistência durante sua programação regular, a partir do qual tem se como objetivo o estudo de temas inerentes ao universo da Capoeira, além de outras manifestações da cultura afro-brasileira. Os instrumentos norteadores das atividades são os estudos teóricos relativos a história e a musicalidade, sendo esta também desenvolvida através de atividades práticas. O Núcleo de Estudos Culturais visa a ampliação e a abertura das atividades já desenvolvidas, com o propósito de atingir aqueles que se interessam pela temática abordada.

CINEMA POPULAR
O Cinema Popular representa uma extensão das atividades desenvolvidas pela Escola de Capoeira Angola Resistência durante sua programação regular, a partir do qual tem se como objetivo a exibição de filmes e vídeos-documentário de temas inerentes ao universo da Capoeira, além de outras manifestações da cultura afro-brasileira e o debate sobre a temática envolvida nos vídeos. Os instrumentos norteadores das atividades são os estudos teóricos relativos a história e a musicalidade, sendo esta também desenvolvida através de atividades práticas. O Cinema Popular visa a ampliação e a abertura das atividades já desenvolvidas, com o propósito de atingir aqueles que se interessam pela temática abordada.

BATUCADA

Através de hinos e ritmos, a batucada apresenta um pouco dos elementos afro-brasileiros.

DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS