15/06/2024 - Palestra com Historiador Valdir: "Luta da Comunidade Negra de Campinas"

 

#paraTodoMundoVer O cartaz digital é composto pela fotografia editada de um homem de 70 anos de pele parda usando um chapéu,  o simbolo de acessibilidade em libras na cor azul e informações importantes do evento. O evento será dia 15 de junho, das 2 horas da tarde as 4 horas com o historiador Valdir de Oliveira no qual estará abordando em sua palestra, histórias reais da luta da Comunidade Negra de Campinas. A atividade contará com palestra do pesquisador Valdir Oliveira, autor do Livro Elesbão a (In) justiça a serviço da Elite. Obra singular que a partir da investigação de dados históricos nos arquivos da cidade sobre a condenação e enforcamento do escravizado Elesbão no ano de 1835, nos revela a face de uma Campinas ainda por se descobrir. Valdir compartilhará com o público memórias históricas das lutas da comunidade negra de Campinas no enfrentamento do racismo, a partir de suas pesquisas e vivências.  A atividade será gratuita e contará com interprete de libras para garantir acesso à todos. Serão disponibilizadas 30 vagas gratuitas. A atividade será realizada na sede Escola de Capoeira Angola Resistência no Terminal Central de Campinas. No rodapé consta a régua de logotipos com apoio de verbas da Lei Paulo Gustavo, em parceria com a Secretaria Municipal de Campinas, Prefeitura  Municipal de Campinas, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil e da entidade realizadora Escola de Capoeira Angola Resistência. Para participar é necessário inscrição (19) 98106-6901.

A Escola de Capoeira Angola Resistência realizará no dia 15 de junho, das 14h às 16h, o primeiro encontro do Ciclo de Formações Culturais Fortalecendo Raízes. A atividade contará com palestra do pesquisador Valdir Oliveira, autor do Livro Elesbão a (In) justiça a serviço da Elite. Obra singular que a partir da investigação de dados históricos nos arquivos da cidade sobre a condenação e enforcamento do escravizado Elesbão no ano de 1835, nos revela a face de uma Campinas ainda por se descobrir. Valdir compartilhará com o público memórias históricas das lutas da comunidade negra de Campinas no enfrentamento do racismo, a partir de suas pesquisas e vivências. 

Projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo via edital realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o ciclo formativo que se inicia com está rica atividade se estenderá até o primeiro bimestre de 2025. As atividades objetivam valorizar as raízes das culturas populares de matriz africana no município por meio da ampliação do acesso aos saberes produzidos pelas comunidades e indivíduos parceiros da Escola Resistência, possibilitando o acesso gratuito a este importante legado cultural. Além de Mestre Valdir Oliveira, o ciclo contará com a participação de outras personalidades da cultura afro campineira como Mestra Sinhá Rosária, Mestre Marquinhos Simplício, Mestra Alessandra Ribeiro, Mestre Davi, entre outros.  As atividades serão realizadas na sede da Escola de Capoeira Angola Resistência, localizada no Terminal Central de Campinas, box 50. 

Um diferencial deste projeto é visar a oportunidade de espaços que propiciem às pessoas portadores de deficiências de fala e audição a conexões culturais, descobertas e fortalecimento identitário. Assim, todas oficinas contarão com intérprete de libras, visando propiciar ambiente com acessibilidade inclusiva garantida. 

As atividades terão duração de 2 horas, para um público de até 30 pessoas por vivência. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo whatsapp:  (19) 98106-6901. Acompanhe o projeto através do grupo: https://chat.whatsapp.com/FOp8czeBjBFImsrjlclder

Garanta já sua vaga, pois estas são limitadas!"